Filosofos e a Educação I

Filosofos e a Educação I

Coleção de DVDs Filosofos e a Educação I

Coleção OS FILÓSOFOS E A EDUCAÇÃO I

A Coleção Os Filósofos e a Educação apresenta ao professor, sociólogos e filósofos, a compreensão dos Papéis dos Filósofos, para o Desenvolvimento Cognitivo dos alunos, os limites e as potências de sua atuação, além de trazer importantes Temas para o Trabalho Pedagógico do professor do ensino fundamental e médio.

Portanto, a Coleção Os Filósofos e a Educação aborda para as Práticas Educacionais, a Filosofia em toda a sua essência e saberes, desde Sócrates até Gramsci, de forma maneira significativa e prazerosa.

Especificação da obra:
A Coleção Os Filósofos e a Educação acompanha 1 Livro e 04 DVDS, que trazem:


DVD 01 – SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES:

Sócrates, Platão e Aristóteles inauguram a filosofia ocidental. Afirmam a condição do homem como estando fundada numa essência, imutável e eterna, perfeita em si mesma, mas comprometida por seu vínculo à matéria. O pensamento desses filósofos gregos está profundamente ligado à educação. Sócrates faz uma defesa intransigente do conhecimento, Platão apresenta a perfeição do mundo das ideias e Aristóteles acredita que a educação é a transformação em ato das potencialidades dos homens. Para eles, a educação deve ser o processo para levar o homem ao máximo possível de sua perfeição.

CONTEÚDO:

  • Educação e o processo do homem rumo à perfeição.
  • A busca do sentido em nossas ações.
  • Sócrates e a defesa do conhecimento.
  • A instauração da pedagogia filosófica e da filosofia pedagógica
  • Entendimento, moral e virtude.
  • Platão: o Mundo das Ideias
  • Aristóteles: a natureza humana e a educação como atualização da potência.
  • O pensamento metafísico se desdobrando na Idade Média.

DVD 02 – IMMANUEL KANT

Immanuel Kant, um dos mais importantes filósofos da história, foi diretor de escola e professor. Ele representou o momento mais significativo da filosofia na Idade Moderna e ainda influencia profundamente os pensadores da atualidade. Para Kant, todos os investimentos pedagógicos devem ser na direção de promover a busca pela perfeição, que se dá pela plenitude da moralidade. Para tanto, se deveria promover a disciplina, não como forma de opressão, mas para se superar o comportamento puramente instintivo. Valorizava a ampliação do conhecimento, particularmente o conhecimento científico, mas também da arte e da estética. Acreditava, enfim, que o sujeito deveria tornar-se cada vez mais moral, prudente, culto e emancipado.

CONTEÚDO:

  • Comparação entre o projeto iluminista da modernidade e filosofias anteriores.
  • O conhecimento não atinge as essências, mas apenas os fenômenos.
  • Uma nova e surpreendente teoria do conhecimento.
  • A ciência e a moral na escola.
  • As condições da razão teórica e as possibilidades da razão prática.
  • A Educação e a emancipação do sujeito.

DVD 03 – FRIEDRICH NITZSCHE

Para Nietzsche, a educação deve despertar as potências dionisíacas do homem, o que pressupõe uma crítica radical aos valores da cultura racionalista, presente na filosofia, na ciência e na própria religião. Segundo o filósofo alemão, a filosofia, a ciência, a religião precisam ser superadas, para que o homem possa agir por força de suas potências vitais, pela pulsação da vida, e não da razão lógica. A educação, portanto, deve estar no sentido da busca da liberdade do espírito, na potencialização da vontade de poder do indivíduo e da constituição de um homem superior, sem as amarras da religião, do Estado e dos valores morais ocidentais.

CONTEÚDO:

  • Razão e sensibilidade: o dionisíaco contra o apolíneo.
  • Uma filosofia construída a marteladas.
  • A crítica à cultura decadente do mundo ocidental.
  • Questionando a ciência, a filosofia, a religião e a moral ocidentais.
  • Propondo a constituição de um homem superior.
  • A educação em busca da liberdade do espírito

DVD 04 – ANTONIO GRAMSCI

Segundo Gramsci, a educação tem participação fundamental na elaboração, sistematização e irradiação da concepção de mundo que estabelece a ordem social tal como ela é, pois prepara os intelectuais, que são os agentes dos aparelhos de hegemonia. A educação tem assim papel importante na configuração, na disseminação e na reprodução da ideologia e, consequentemente, na preservação do poder das classes dominantes. Mas ela atua também como força de transformação social, mediante a elaboração, sistematização e disseminação de concepções de mundo contraideológicas. É nessa tensão constante que o educador exerce suas atividades, ora de preservação da ordem já constituída, ora de transformação dessa realidade.

CONTEÚDO:

  • O lugar da filosofia na existência dos homens e como todos os homens são.
  • A capacidade de sairmos do senso comum para chegarmos ao bom senso.
  • O novo papel da ideologia e como esta é pensada como cimento da sociedade.
  • A educação, a ideologia e a contraideologia.
  • A educação como força de transformação.
  • Atividade teórica e atividade prática.

Assunto: DVDs Pedagógicos
Autor: Cedic
Editora: Cedic
ISBN: 9788575302941
EAN: 9788575302941
Número volume: 01 Livro + 4 DVDs
Páginas: 70
Acabamento: Brochura
Tamanho (cm): 21×28

Coleção OS FILÓSOFOS E A EDUCAÇÃO I

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